top of page

> Nossa História

Inspirados pelo carisma da unidade, a história da AFAGO SP inicia-se no ano de 1978, como resposta ao apelo de Chiara Lubich - fundadora do Movimento dos Focolares - de “dar a vida pela própria gente”.

 

Chiara diz aos jovens: "interessa-te pelos mais infelizes, pelos maltrapilhos, pelos abandonados, pelos órfãos, pelos presos. Sem dares trégua à tua luta, corre com os teus a visitar Cristo neles, a confortá-los, a revelar-lhes que o amor de Deus está ao seu lado e os acompanha. Se alguém tem fome, dá-lhe de comer, e se está nu, de vestir. Se não tens roupa nem alimento, recorre ao Eterno Pai com fé, pois são necessários a seu Filho Cristo, a quem queres seguir em cada homem. E Ele te atenderá…”.

Nessa época um grupo de amigos iniciam na comunidade Favela da Pedreira, zona sul de São Paulo, a
desenvolver atividades com as crianças da comunidade aos finais de semana. Poucos anos depois, tiveram a idéia de construir as casas – que eram até então barracos de madeira, papelão e lata – em sistema de mutirão junto às famílias.

Em 1993 Chiara lança ao mundo o programa de "adoções à distância" num evento para famílias do Movimento dos Focolares de mais de 180 países e pede: ¨uma ação planetária a favor das crianças carentes em resposta ao apelo para esvaziar os orfanatos". No mesmo ano é fundada a ONG AFAGO SP junto a dezenas de pessoas, algumas voluntárias, outras contratadas, além de amigos da comunidade em setores que vão desde o centro comunitário de apoio a mais de 280 crianças entre 6 e 18 anos, à assistência médica, cursos profissionalizantes, oficinas de esporte, música, visitas domiciliares, etc...

 

Em 2003 iniciou-se a construção de um novo Centro Socioeducativo, com 410m2, amplo, arejado e luminoso para um melhor atendimento a agora conhecida comunidade Vila Aparecida e entorno, visando oferecer um espaço preparado e condizente com as transformações sociais locais, além de possibilitar a ampliação do atendimento. A obra foi viabilizada graças às contribuições de pessoas físicas e jurídicas, bem como voluntários que doaram seus talentos e tempo. O projeto de construção do novo Centro Social “Farol de Esperança” foi concluído em 2014.

Em 2015 nasce o projeto que dá vida ao sonho de inúmeras crianças. A Quadra Poliesportiva foi uma  alternativa para vencer o alto índice de criminalidade entre os jovens na comunidade. Dessa forma será possível até 2019 atender ainda mais crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, além de destacar novos talentos locais do esporte, além de eventos culturais e esportivos.

Com 30 anos de projeto a AFAGO pôde atender mais de 3.417 participantes e suas famílias através de oficinas, jogos e brincadeiras, passeios, festas cívicas e folclóricas, com finalidade educativa, cultural e de lazer; atividades de iniciação profissional, através de cursos de informática, rotinas administrativas e beleza (manicure, cabeleireiro, depilação e maquiagem). Além dessas atividades, muitos outros projetos e instituições ajudaram a transformar a história de todos que passaram pela associação, através de programas socioeducativos e oficinas que possibilitaram o acesso a cursos, formações e capacitações que jamais teríamos conseguido sozinhos.

Todos os dias as mais de 300 crianças e jovens da Vila Aparecida acordam com um sorriso no rosto, sabendo que podem contar com os funcionários, voluntários e amigos da Associação AFAGO SP pra mais um dia de muita diversão, relacionamentos verdadeiros e novas oportunidades para construirem uma comunidade melhor.

 

Você também pode fazer parte dessa história. Ajude a AFAGO a crescer e mudar o mundo!

AFAGO (82)1280px.jpg
Institucional

A AFAGO SP é uma associação filantrópica, fundada em dezembro de 1993 que atua na comunidade Vila Aparecida, assim conhecida como favela da Pedreira, desde a sua fundação.

Foto colaboradores para site (1) (1).jpeg
Nossa Equipe

A equipe é formada por profissionais capacitados, voluntários e amigos da comunidade com intuito de colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, pacífica e amorosa.

Já em 1978, em resposta ao apelo de

AFAGO SP Depoimento Thomaz
Depoimentos

Poder superar os desafios e contar a própria história com orgulho é um de nossos objetivos na AFAGO SP. Por isso algumas crianças e jovens fazem questão de participar da história da associação para dar voz às conquistas

> Seja um doador e ajude a AFAGO a crescer

Assine a Newsletter Afago Digital

Para ficar por dentro de tudo o que acontece na AFAGO, assine a newsletter e receba as notícias.

bottom of page